Como Criar Aplicativos Android do Zero sem Complicações

Este artigo vai te ajudar a aprender como Criar aplicativos android do zero! Irei passar dicas para iniciantes, pois quero facilitar toda a sua jornada desde já.

Estou dizendo isso porque, quando eu comecei a estudar desenvolvimento de aplicativos android, eu sofria muito com a avalanche de informações.

Eu não fazia ideia de nada e nem como funcionava esse negócio de criar aplicativos ou qualquer outro tipo de Software. Muito menos quais ferramentas utilizar na construção de um aplicativo.

Sendo assim, se você quer saber mais sobre como começar na área de desenvolvimento de aplicativos e tirar aquela ideia do papel, continue a leitura e descubra agora como criar aplicativos!

Alias eu também preparei um curso de desenvolvimento android grátis, onde eu explico isso e muito mais de forma bem mais detalhada… Se quiser é só clicar aqui.

Primeiro Passo de Como Criar Aplicativos Android do Zero

Para começar como desenvolvedor android, é importante saber o que é a plataforma android e como ela funciona. Por exemplo, você sabe como funciona uma IDE (Ambiente de Desenvolvimento Integrado)? A IDE é um conjunto de ferramentas para o desenvolvimento de uma determinada aplicação.

Dessa forma você pode configurar seu ambiente de desenvolvimento de maneira a deixar tudo bem organizado e facilitar seu fluxo de trabalho na hora de criar seus aplicativos.

A IDE oficial do Android é o Android Studio, nela você poderá criar desde os Layouts do seus aplicativos (telas, botões e textos) até a parte de gerar o APK (extensão de um aplicativo android) e assim publicar seu aplicativo na Loja da Google Play.

Segundo Passo de Como Criar Aplicativos Android do Zero: Entenda os Tipos de Linguagem de Programação!

Em suma, existem 2 tipos de linguagem de programação que você poderá utilizar na hora de criar aplicativos android: Linguagem Java e Linguagem Kotlin.

Uma linguagem de programação é a responsável por “dar vida” ao seu aplicativo, é através dela que você irá criar regras importantíssimas para que seu aplicativo funcione corretamente.

Mas afinal, qual linguagem você deve focar? Eu particularmente te aconselho a começar pela linguagem Java pois ela te dá uma ampla oportunidade de aprender recursos atuais de codificação, já linguagem Kotlin nada mais é do que uma espécie de “extensão” da linguagem Java, prova disso é que durante seu projeto você poderá utilizar códigos em Java e Kotlin sem ter nenhum problema com incompatibilidade.

Terceiro Passo de Como Criar Aplicativos Android do Zero: Entenda os Tipos de Aplicativos

De maneira simples, existem 3 tipos de aplicativos ao qual você pode desenvolver: Aplicativos utilitários, aplicativos delivery e os games mobile.

Nos aplicativos utilitários, você consegue oferecer ao usuário uma ferramenta útil para resolver algum problema rotineiro dele, dessa forma você garante que o usuário sempre irá utilizar seu aplicativo e assim acabará recomendando para outras pessoas que também possuem o mesmo problema.

Quando falamos de aplicativos delivery, o desenvolvedor criar um aplicativo (geralmente para empresas terceiras) que será uma extensão de um serviço físico, dessa maneira o aplicativo é capaz de oferecer uma gama de produtos de um determinado comércio para o usuário.

Geralmente, são pedidos algumas informações a mais para que o usuário possa utilizar esse aplicativo de maneira eficiente.

Falando agora dos games mobile, que está se popularizando demais entre os desenvolvedores devido a alta demanda por entretenimento, games são altamente lucrativos uma vez que se o game for bem desenvolvido e cativar seus usuários, o desenvolvedor consegue gerar receitas expressivas através da exibição de anúncios durante a jogatina.

Quarto Passo de Como Criar Aplicativos Android do Zero: Entenda o Android Studio!

Aprender como criar aplicativos android do zero pode ser mais fácil do que parece, principalmente quando você utiliza as ferramentas oficiais do Google como o próprio Android Studio. E sabe o que eu sinto a necessidade de te falar e que muita gente não presta atenção?

É que qualquer aplicativo que você for criar e postar na Google Play irá passar por uma espécie de analise do próprio Google, e mesmo sabendo disso as pessoas ainda teimam em utilizar ferramentas não oficiais para “poupar tempo”.

Algumas pessoas chegam até ao extremo ao contratarem sites que prometem “Criar seu aplicativo” com alguns cliques em poucos minutos, isso é sem dúvida furada, e isso é bem simples de raciocinar.

Suponha que você é a própria Google e você resolve disponibilizar para sua comunidade uma ferramenta completa chamada de Android Studio, e dentro dessa ferramenta você colocou vários recursos para que os desenvolvedores pudessem entregar aplicativos sofisticados e que sejam agradáveis.

Minha pergunta pra você é, o que você faria se esses desenvolvedores começassem a publicar na sua loja aplicativos que não foram desenvolvidos com suas ferramentas oficiais?

Acredito que sua resposta é semelhante a minha, você acharia estranho e possivelmente iria entregar esse aplicativo para o menor número de pessoas possíveis dando prioridade para outros aplicativos que utilizaram o Android Studio e estão de acordo com suas normas de desenvolvimento.

Então foque em aprender tudo sobre o Android Studio, nessa primeira etapa procure entender sobre formatos de arquivo, arquivos XML e como utilizar o emulador do Android Studio para testar seus aplicativos, tudo isso você encontra nas minhas aulas lá no meu canal do YouTube clicando aqui.

Quinto Passo de Como Criar Aplicativos Android do Zero: Aprenda sobre os componentes de interface!

Dentro do Android Studio existem vários componentes de interface prontos para que você consiga montar o Layout do seu aplicativo.

Com tantas opções de componentes você poderá se assustar no início e achar extremamente complexo utilizar o Android Studio, mas fica tranquilo que você se acostuma e começa a entender cada um desses componentes bem como a utilidade de cada um no seu App.

Mapa Completo de Como Começar no Desenvolvimento de aplicativos Android

Contei mais detalhes no vídeo abaixo, onde eu mostro todos os passos necessários para começar a aprender criar aplicativos do zero ao avançado. Assista e descubra como aprender a Criar aplicativos da maneira certa:

Ah… E não se esqueça de se inscrever no meu canal! Lá eu passo várias dicas de desenvolvimento de aplicativos, bem passo a passo e de graça! Estou te esperando lá!

Espero que o conteúdo tenha te ajudado a começar do zero no desenvolvimento de aplicativos…

Até o próximo post!

Sobre o Autor

Emerson Machado
Emerson Machado

Emerson Machado, especialista em Desenvolvimento de Aplicativos e em Tecnologia da Informação.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Olá meu nome é Edson, gostaria de sugerir vc a gravar um vídeo para seu canal. Com a nova forma de publicar um app no google play. mudou o console, creio que toda galera tá perdida

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.