Qual linguagem de programação aprender?

Opa, aqui é o Emerson e hoje vou te mostrar algumas vantagens e desvantagens sobre linguagens de programação existentes no mercado e com base nessa análise você poderá escolher em qual focar seus estudos, bora lá?

linguagem de programação
Imagem: profissionais TI

O que é linguagem de programação?

Podemos definir uma linguagem de programação como uma maneira de conversar com o computador.

Assim como nós seres-humanos temos nossa linguagem verbal e idioma próprio para nos comunicarmos uns com os outros, o computador também precisa de uma linguagem para que consiga interpretar o que nós programadores desejamos que ele (o computador) execute.

Infelizmente o computador não fala o nosso vocabulário, ao invés disso ele entende apenas pulsos elétricos como, ligado e desligado que é interpretado pelo computador com os números 0’s e 1’s (zeros e uns) onde o número 0 (zero) significa desligado e o numero 1 (um) significa ligado.

A combinação de Zeros e Uns faz com que o Hardware do computador interprete exatamente o que o programador deseja informar, só para exemplificar:

Suponhamos que eu queira passar para o computador um texto informando o meu nome, Emerson Machado.

Eu teria que traduzir essas palavras em números binários para só então passar para o computador na “linguagem dele”, o meu nome em código binário ficaria:

01000101 01101101 01100101 01110010 01110011 01101111 01101110 00100000 01001101 01100001 01100011 01101000 01100001 01100100 01101111

Meu Nome em código Binário 😀

Inclusive você pode codificar ou decodificar palavras em binário nesse site aqui, é bem legal.

Até ai tudo bem, mas o problema maior é ter que decorar toda essa sequencia de Zeros e Uns para formar apenas o meu nome, é muito complicado, imagine criar um sistema inteiro usando códigos binários, é extremamente inviável. E foi por isso que nasceram as linguagens de programação.

Com a linguagem de programação você não precisa mais conversar diretamente com o Hardware do computador, para isso você pode usar um “interpretador” que irá traduzir instruções formadas por palavras do nosso vocabulário (na maioria palavras em inglês) para o idioma do computador (Zeros e Uns).

Linguagens de baixo nível e alto nível

baixo nível: é quando o programador precisa conversar diretamente ou o mais próximo possível ao hardware, um exemplo é a linguagem assembly que é um pouco mais complexa do que as linguagens de alto nível pois possui instruções que não são familiares a nós humanos.

Alto nível: é quando o programador utiliza códigos que são mais assimilativos por nós humanos, alguns exemplos de linguagens de programação mais usadas são:

Linguagem de programação C e C++, Java e Python.

Só para exemplificar, se eu quiser informar ao computador o meu nome utilizando uma linguagem de programação em C , o código ficará muito mais legível e fácil de entender como mostrado no exemplo abaixo.

#include<stdio.h>

main(){

printf(“Emerson Machado”);

}

Código escrito na linguagem C

O código acima é muito mais fácil de entender. Concorda?

Qual linguagem de programação escolher?

Essa é sem dúvida uma grande questão para quem está começando. Em uma rápida pesquisa é muito fácil de encontrar diversas linguagens de programação disponíveis para que você estude, porém é necessário focar em uma principal, mas qual?

linguagem de programação
Imagem: auditest

Durante minha trajetória como desenvolvedor e programador, eu sempre me deparei com esse dilema, qual linguagem de programação aprender?

E a dúvida é por causa do medo de se aprender algo que pode estar em desuso e assim perder tempo com algo que não tem mercado.

Assim como eu você provavelmente deve ter escutado, lido ou até assistido um vídeo onde uma pessoa defende uma determinada linguagem e diz que as demais são de alguma maneira inferior. E sim, eu era um desses rsrs

Mas eu descobri algo que me fez perder essa “paranoia” de que uma linguagem é melhor do que outra e eu vou compartilhar aqui com você.

A melhor Linguagem de todos os tempos

A melhor Linguagem de programação de todos os tempo é… aquela que atende o seu objetivo profissional 😀

Como assim Emerson?

Pois é, parece uma resposta boba não é mesmo?

Mas faz total sentido quando você percebe o número gigante de pessoas que defendem diversas linguagens de programação. É só você refletir um pouco que irá perceber.

Por exemplo, a linguagem Java, é bastante utilizada no desenvolvimento de Aplicativos android. Inclusive eu desenvolvo meus aplicativos utilizando essa linguagem pois para mim é extremamente flexível e de alta performance no Android Studio.

Se o seu objetivo é desenvolvimento de games, aprender a linguagem C# será extremamente útil.

Em resumo, para que você não perca tempo tentando descobrir qual é a melhor linguagem de programação, basta apenas descobrir qual é o seu objetivo profissional.

E sim, dessa maneira você saberá qual tecnologia estudar bem como as linguagens de programação utilizar. Isso irá encurtar o seu tempo de aprendizado focando apenas no que realmente importa para você.

E ai, gostou das dicas? Comenta abaixo e dê sua opinião.

Grande abraço.

Tags: | | |

Sobre o Autor

Emerson Machado
Emerson Machado

Emerson Machado, especialista em Desenvolvimento de Aplicativos e em Tecnologia da Informação.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.