Por que as pessoas estão desistindo da programação?!

Eu me lembro exatamente de quando eu estava no último ano do colégio, todos os meus amigos já haviam decidido quais faculdades iriam prestar, alguns escolheram advocacia, outros contabilidade ou odontologia, mas e eu? 

Escolher uma carreira nem sempre é tão fácil assim, pelo menos não pra mim, o fato de saber que eu teria que fazer exatamente a mesma coisa pro resto da minha vida só deixava essa escolha ainda mais difícil.

Eu sempre gostei muito de computadores e vi neles uma grande oportunidade de juntar o útil ao agradável. Útil porque eu já havia percebido desda quela época que o futuro era a informática e que o déficit de profissionais na área de programação já era gigantesco, e eu achava agradável porque eu já gostava de computadores.

Se naquela época eu fiquei muito animado por causa da falta de profissionais, hoje em dia eu talvez ficasse um tanto preocupado com a quantidade de pessoas dizendo que o mercado de programação vai saturar.

Imagina você passar longos 4 ou 5 anos da sua vida dentro de uma faculdade e descobrir que foi tudo em vão?

Sendo assim, eu fui atrás de pesquisar algumas informações importantíssimas pra responder duas grandes dúvidas da nossa área:

Como anda o mercado de tecnologia da informação aqui no Brasil?

Será que realmente tem mais profissionais do que vagas de emprego disponíveis?

Continua aí que é exatamente isso que eu vou te responder neste artigo!

Quer aprender a criar aplicativos Android profissional sem pagar longas e caras mensalidades? Então da uma conferida clicando aqui.

A percepção de mercado

Eu não sei se você já passou por isso, mas vamos supor que você tem o desejo de comprar um carro, sendo mais específico, um Gol G5 da cor prata, um fenômeno muito estranho vai começar a acontecer, de repente, quando você sair na rua, sem nenhum motivo aparente você começa a perceber uma quantidade absurda de pessoas que possuem exatamente o mesmo carro, isso acontece porque de alguma maneira condicionamos a nossa mente a reconhecer um novo tipo de padrão com base nos nossos interesses, dessa maneira você começa a prestar mais atenção naquilo que antes você não estava nenhum pouco interessado. Algumas pessoas até tendem a desistir da compra justamente por pensarem que aquele carro já não é tão exclusivo assim. 

Agora imagina o mesmo cenário só que dessa vez na internet, muito provavelmente você chegou até esse vídeo por causa do seu interesse em programação.

Quando você pesquisou por qualquer tema relacionado a programação, os mecanismos de buscas entenderam que programação ou tecnologia é um tema de seu interesse e por isso começou a te recomendar vários vídeos sobre esse tema.

Pois é, as redes sociais já entenderam esse padrão do comportamento humano e usa isso pra fazer com que você passe horas emergido dentro desses temas e por isso você começa a receber uma avalanche de conteúdos, no caso do tema “ programação” acaba nos dando a impressão que absolutamente todo mundo está falando sobre a mesma coisa e que com isso tem mais pessoas do que oportunidade de emprego na área. 

Claro que muitas pessoas falando sobre programação fizeram com que a área  tivesse esse aumento de procura gigantesca, o que de certo modo está popularizando o nosso setor, e é isso que faz dessa área algo gigantesco.

Bom, isso e o que eu vou falar agora.

Um mercado mundial

Em poucos minutos navegando pela internet é muito comum a gente se deparar com histórias de programadores Brasileiros que não vivem aqui no Brasil, são profissionais que foram contratados por multinacionais e empresas estrangeiras. Tem também as pessoas que trabalham remotamente pra essas empresas do exterior mas vivem aqui no Brasil, já pensou, ganhar em Dólar e gastar em Real?

Ao contrário de muitas outras profissões como advogado, educação física ou administração, a área de programação não se limita geograficamente, isso significa que mesmo se de alguma maneira o mercado de programação aqui no Brasil saturasse, o programador ainda pode atuar em qualquer outro país, e como eu já citei anteriormente, tudo remotamente, sem precisar sair aqui do Brasil.

Sem contar que o profissional que atua na área de programação não fica limitado em algo específico na sua área, ao contrário de outras profissões que geralmente exigem especificidade por parte do profissional, o programador não, ele não tem essa barreira, ele pode atuar em diversas áreas da tecnologia.

Todos os dias nascem novas soluções tecnológicas de acordo com demandas e problemas enfrentados por outros profissionais, e quem sempre está lá pra resolver? O programador.

Por mais que seja tentador mirar no mercado internacional, é muito importante que você também consiga enxergar as oportunidades aqui no Brasil. La fora, nos outros países as coisas já estão bem encaminhadas, o que abre muitas oportunidades de inovações pra qualquer pessoa implementar aqui no nosso país.

E ao apostar nessas oportunidades muitos empreendedores na área de tecnologia da informação estão fazendo fortunas e mostrando que ainda tem muito o que ser implementado aqui no Brasil.

O Mercado de programação aqui no Brasil

Nesse exato momento você deve está pensando, – Tá bom Emerson, se o mercado de programação realmente não está saturado me mostra aí dados relevantes que possam me comprovar isso – E eu te mostro.

desativasse a rede

Eu peguei alguns dados mais relevantes da BRASCOM que é uma entidade responsável por fazer pesquisas sobre o mercado de tecnologia aqui no Brasil.

A Brascom informou no seu último relatório que o déficit por profissionais da Área de Tecnologia atualmente é de 797 mil profissionais em uma projeção de 5 anos! 

Sendo que antes de 2020 essa demanda era de aproximadamente  420 Mil novos profissionais!

Se isso não é uma grande motivo pra desconsiderar que o mercado de programação está saturado, eu não sei mais como te convencer.

O fato é que nós aqui no Brasil não conseguimos formar profissionais pra suprir essa demanda.

Bom, mas pra onde essa galera que vive fazendo Bootcamps, comprando cursos e se matriculando em faculdades estão indo?

Na verdade o que muitas pessoas não prestam atenção, é no número de pessoas que realmente se formam, o número de evasão ou desistência é muito grande, por experiência própria já vi turmas começarem com mais de 50 alunos e apenas 2 alunos se formarem, agora acrescenta a tudo isso o fato de que esses poucos alunos que se formam sendo recrutados por empresas internacionais, o que sobra para nós aqui do Brasil?

Conseguiu entender? 

Se hoje em dia algumas pessoas esquecem que nosso país ainda está no começo do seu desenvolvimento tecnológico , outros profissionais da área acabam enxergando uma grande oportunidade de negócio prestando serviços de TI para empresas e pessoas.

E você pode fazer a mesma coisa trabalhando por conta própria através do modelo freelancer que basicamente é pegar trabalhos de programação nas suas horas vagas e fazer uma renda extra, como por exemplo criando aplicativos, mas pra isso você precisa saber programação e como criar seus aplicativos de maneira profissional. Se em pleno 2023 com essa crescente de usuários de smartphones você ainda não domina os fundamentos de criar aplicativos, confere aqui na descrição um curso de desenvolvimento de aplicativos que eu te recomendo, pra fazer online, que não te enrola por anos cobrando taxa de matrícula e mensalidades caras. Pra conferir é só clicar aqui e saber mais.

Me conta ai, o que você acha do mercado de programação? Você conhecia todas essas oportunidades e tinha noção do quanto um programador é valorizado? Me conta aqui embaixo que eu quero saber.

Compartilha esse artigo com um amigo e me segue lá no instagram, em @eu.emersongm 

Aqui abaixo tem outros artigos sobre tecnologia, escolhe um deles que eu te vejo lá em alguns segundos, por esse artigo é isso, um grande abraço e até mais.

Tags: | | | | | | | | | | | | |

Sobre o Autor

Emerson Machado
Emerson Machado

Emerson Machado, especialista em Desenvolvimento de Aplicativos e em Tecnologia da Informação.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Enviar uma mensagem
Posso te ajudar?
Olá 👋
Posso te ajudar?